Buraco Online Aberto no Jogatina - Aprenda Como Jogar e Mais

Uma introdução ao Buraco Aberto:

O Buraco Aberto é uma versão do Jogo de Buraco. No jogo de Buraco o objetivo é fazer o máximo de pontos e impedir seus oponentes de conseguirem prosperar conseguindo pontuações superiores a sua. O jogo pode ser jogado entre duas pessoas ou quatro (em duas duplas). Também há mesas de 3 pessoas mas o jogo torna-se complicado e é pouco jogado.

O Jogo de Buraco é uma variação do Rummy, jogo de cartas de mais de 100 anos, de origem inglesa, que chegou à América Latina com algumas alterações nas suas regras e com seu nome alterado para Canasta. No Brasil foi inicialmente chamado de Canastra mas nas últimas decadas o nome "Buraco" tornou-se mais comum na maior parte das regiões do Brasil.

Para atingir a vitória os jogadores devem baixar jogos que podem ser sequências de cartas do mesmo naipe (paus, espadas, copas e ouros) ou trincas (cartas com o mesmo número - como por exemplo 5 cartas de número 8 de naipes diversos). Quando uma sequência atinge 7 cartas ela vira uma canastra e valerá 100 pontos contiver um curinga ou 200 se for "limpa" (sem curingas). Com sorte o jogo poderá chegar a uma canastra de quinhentos de 2 à Ás, sem curinga ou mesmo a uma Canastra Real, de Ás a Ás do mesmo naipe, sem curingas, que vale de MIL pontos!

No buraco aberto as cartas que são jogadas no "lixo" ficam todas visíveis e pondem ser "compradas" por qualquer jogador em sua vez de jogar. O jogador pode comprar a carta do monte (a carta superior do monte) ou o lixo, à sua escolha.

Vence o Jogo quem, ao final, tiver mais pontos. O jogo se encerra quando um dos jogadores, depois de já ter adquirido o morto se desfaz de sua última carta. Para isto ele deve ter em seu jogo pelo menos uma canastra limpa.

Como Jogar - Conheça as Regras do Buraco Aberto:

O jogo pode ser jogado por 2 ou 4 pessoas. O jogo de 4 pessoas é formado por 2 duplas que competem uma com a outra. Há, portanto, 2 parceiros jogando contra outros 2 parceiros. O parceiro fica posicionado do outro lado da mesa. As duas pessoas ao seu lado formam a outra dupla contra a qual você estará competindo. No jogo com 2 pessoas seu oponente estará sentado do outro lado da mesa e a contagem de pontos é individual.

O Jogo de buraco conta com 108 cartas. São 2 baralhos, cada um com 54 cartas cada incluindo 2 curingões. As cartas de número "2" também podem ser utilizadas como curingas assumindo o lugar de outras.

O jogo começa com a distribuição das cartas. Cada jogador recebe 11 cartas aleatórias. Há dois "mortos" com 11 cartas cada. Além disto há um monte com o restante das 108 cartas.

O objetivo é fazer o maior número de pontos ao final da partida.

A partida é encerrada quando um dos jogadores conseguir se desfazer de sua última carta depois de já ter comprado o morto e ter pelo menos uma canastra limpa na mesa.

No jogo de buraco aberto não são permitidas trincas, os curingões são permitidos, a carta de número dois pode assumir o papel de curinga, o jogador precisa pegar o morto para prosseguir e finalizar o jogo e só se pode encerrar o jogo a dupla ou pessoa que tiver uma canastra limpa.

Para baixar um jogo é necessário que ele contenha pelo menos 3 cartas. Como no jogo de buraco aberto não são permitidas trincas os jogos devem ser necessariamente sequências. Estas sequências devem ter apenas cartas do mesmo naipe e aceitam curingas, que independem do naipe no caso de serem a carta de número 2 ou um curingão. Um mesmo jogo só pode conter até uma carta assumindo o papel de curinga.

Para comprar o lixo basta clicar sobre as cartas que lá estão e elas serão transferidas para a sua mão. Procure comprar o lixo apenas quando as cartas servirem para completar bons jogos ou para impedir que seus oponentes consigam cartas que podem ser muito úteis.

O morto é recebido quando um jogador consegue se desfazer de sua última carta seja a descartando ou "batendo direto". Bater direto quer dizer que o jogador desceu uma sequência de jogos que incluiu todas as suas cartas e não restou nada para ser descartado. Neste caso ele poderá pegar o morto e continuar jogando direto e, quem sabe, com um pouco de sorte e habilidade encerrar os jogo ali mesmo! Note que se todas as cartas do monte acabarem e uma das duplas ou jogadores ainda não tiver obtido o morto este será convertido em monte e esta dupla ou pessoa terá perdido 100 pontos caso seus oponentes encerrem o jogo. Ainda neste caso, se a dupla que não adquiriu o morto fechar o jogo ela não usufruirá dos 100 pontos que ganharia (pois ela ganhou 100 pontos por bater mas perdeu 100 por não ter adquirido o morto!).

Uma canastra pode ser suja - contém um curinga, limpa - sem curingas, de quinhentos - 13 cartas consecutivas sem curingas, ou de 1.000 pontos (real!) se for de Ás à Ás!

A sequencia de cartas vai de Ás à Ás seguindo esta sequência:

Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama, Rei, Ás.

Se a carta de número 2 for utilizada como curinga num jogo com cartas do mesmo naipe que ela é possível limpar a canastra se esta carta estiver colocada em sua posição normal - ou seja, ocupando o lugar do número 2, desde que não haja mais nenhuma outra carta assumindo o papel de curinga.

Os pontos são contabilizados seguindo os seguintes critérios:

  • Ás = 15 pontos.
  • 2 = 10 pontos.
  • 3 a 7 = 5 pontos
  • 8 a Rei = 10 pontos
  • Curingão = 50 pontos.
  • A batida final vale 100 pontos.
  • Uma canastra suja vale 100 pontos.
  • Uma canastra limpa vale 200 pontos.
  • Uma cancastra de quinhentos vale 500 pontos.
  • Uma canastra real vale 1.000 pontos.

As cartas que ficarem na mão da dupla que não tiver batido ao final do jogo deverão ser contadas negativamente e esta dupla perderá também 100 pontos se não tiver obtido o morto.

Jogue online com seus amigos nossos jogos de cartas, esportes e música.